Brook Preloader

Blog

Juiz do trabalho autoriza que reclamante participe de audiência via WhatsApp

Juiz do trabalho autoriza que reclamante participe de audiência via WhatsApp

Recentemente, a realização de um acordo durante uma audiência realizada na 76ª Vara do Trabalho de São Paulo só foi possível graças ao aplicativo de mensagens instantâneas “WhatsApp”.

A escolha da ferramenta se deu para evitar o arquivamento do processo, já que o reclamante, residente no município de Jataúba – PE, não pôde comparecer em Juízo por falta de condições financeiras.

O juiz que intermediou o acordo, Dr. Hélcio Luiz Adorno Júnior, entendeu que haveria prejuízo para a parte caso não desse continuidade à audiência: “por uma questão de praticidade e economia processual, inclusive para o reclamante que não poderia arcar com a despesa de uma viagem para cá, resolvi que caberia neste caso o uso do aplicativo. Além disso, não existia impedimento legal para que não fizéssemos dessa forma”, explicou o magistrado.

Com a anuência dos advogados das duas partes, a audiência foi suspensa para que se pudesse organizar o contato com o reclamante de Pernambuco. Logo em seguida, o reclamante aceitou o acordo proposto por sua advogada após ouvir explicações do magistrado sobre a proposta e os efeitos da aceitação ou descumprimento, tudo realizado por meio de chamada de vídeo do telefone da advogada.

“Ele se identificou com o RG, expressou a aceitação da proposta e se mostrou muito feliz com o resultado”, ressaltou o juiz.

A referida decisão acompanha a tendência do judiciário paulista voltada ao uso da tecnologia em prol da celeridade e praticidade processual.

Fonte: https://www.aasp.org.br

Acompanhe nossos canais e tenha acesso a conteúdos relevantes todos os dias.

Felipe Romeu Rosendo (Sócio – Rosendo, Dopp & Dolata Advogados)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *