Brook Preloader

Blog

Background check – uma solução para redução de riscos das empresas

Background check – uma solução para redução de riscos das empresas

O Rosendo, Dopp& Dolata Advogados tem como um dos preceitos de sua atuação a mitigação de riscos de seus clientes. No caso dos clientes pessoas jurídicas, seus gestores não devem perder seu precioso tempo preocupando-se com coisas que não agregarão resultados aos negócios. Eles focam no que realmente lhes dá retorno e nós cuidamos de minimizar os riscos de suas atividades.

Assim, nosso escritório oferece a seus clientes uma ferramenta eficaz e que, na maioria das vezes, traz resultados efetivos e seguros às empresas. É o que chamamos de BACKGROUND CHECK (BGC).

O BGC é uma ferramenta que pode ser utilizada por qualquer empresa, independentemente de seu porte. Visa avaliar se há idoneidade moral ou fatos antecedentes de colaboradores, fornecedores, clientes e demais pessoas que podem trazer riscos à empresa, através de documentos judiciais, emitidos por órgãos oficiais, e extrajudiciais, emitidos por empresas de notório reconhecimento público.

O background check pode trazer grandes benefícios para áreas de risco da sua empresa, bem como transparência nas informações, antecipação de áreas obscuras e situações de riscos e trabalho de prevenção.

O RDD Advogados pesquisa e coleta informações sobre a vida pregressa, processos judiciais cíveis, trabalhistas, criminais e fiscais, reputação, conduta social e profissional, hábitos e contatos, tudo feito a partir de dados públicos e advindos de fontes legais. Além disso, mantemos confidencialidade das informações obtidas.

O Background check pode ser utilizado nas seguintes hipóteses:

Colaboradores: Muitos colaboradores e funcionários têm acesso a ativos e informações privilegiadas e que, se não forem bem avaliados, podem gerar muitos prejuízos para a instituição que trabalham. Sendo assim, as empresas necessitam de precaução em relação aos profissionais que contratam ou que exercem função de confiança.

Segundo pesquisa realizada em 2016 pela agência Krolldo Brasil com executivos de diferentes setores da economia brasileira, funcionários juniores e temporários foram juntos responsáveis por 48% das fraudes identificadas nos últimos 12 meses nas empresas. Colaboradores do alto escalão responderam por 9% das indicações. Neste caso, embora inferior, o impacto de ilícitos nessa faixa costuma ser muito maior, principalmente o reputacional.

Sociedades e Investimentos: Na celebração de sociedades e investimentos, os empresários e investidores devem se precaver e identificar todos os riscos inerentes ao convívio com sócios e compartilhamentos de ativos em empreendimentos.

Fornecedores e clientes: Quando da formalização de contratos com fornecedores ou clientes, as empresas devem se preocupar com a idoneidade da parte contrária e de seus sócios, uma vez que este podem trazer sérios riscos quanto à sua saúde operacional e financeira, sócios ocultos, quarteirização, processos trabalhistas, litígios com antigos clientes, confidencialidade das operações, etc.

Importante ressaltar que as informações obtidas e processadas pelo nosso escritório não tem por finalidade gerar um tratamento discriminatório entre os pesquisados, mas sim, conferir maior segurança aos nossos clientes, minimizando seus riscos e eventuais prejuízos. Todas as atividades e informações obtidas estão em consonância com a legislação brasileira e internacional.